segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Voluntários acordaram cedo e vestiram a camiseta durante ação promovida no último domingo


        Privada de banheiro, banco de carro, bacia, roupas, alimentos, latinhas, cigarros e garrafas pet foram alguns dos itens recolhidos pelos voluntários que participaram de um mutirão da limpeza na margem do Rio Gravataí na manhã do domingo (30). Em apenas duas horas de trabalho, o grupo formado por sete pessoas recolheu 11 sacos de lixo de 100 litros cada. A primeira edição do mutirão foi iniciativa de um grupo de amigos que ficou alarmado com a situação do local. O trecho onde aconteceu a limpeza foi na região do Caça e Pesca. O lixo recolhido foi destinado adequadamente para o aterro sanitário.
A notícia inteira você lê: http://www.jornaldegravatai.com.br/edicoes/jg_31012011.pdf

domingo, 30 de janeiro de 2011

MUTIRÃO DE LIMPEZA DO RIO

Grupo Voluntários da Natureza no final da Mutirão.


Hoje ocorreu nosso primeiro Mutirão de Limpeza do Rio Gravataí. Formamos um grupo de sete voluntários empenhados na ação. Juntamos um total de 11 sacos de lixo, com 100 litros cada.
Materiais de higiene como luvas e máscaras foram distribuídos. A limpeza do leito do rio durou aproximadamente duas horas, numa extensão de 700m.
Garrafas pets, embalagens plásticas, latinhas de alumínio, roupas e fraldas foram os resíduos mais recolhidos. Objetos bizarros como vaso sanitário e um banco de carro também foram encontrados.

Fique atento nas próximas atividades e venha ser um voluntário da Natureza.

Contato: riogravatai@live.com.br

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vista do ponto de limpeza


1º mutirão de limpeza do leito do Rio Gravataí



SOMOS VOLUNTÁRIOS DA NATUREZA


Venha participar do 1º mutirão de limpeza do leito do Rio Gravataí, feito pelo nosso grupo.
A ação ocorrerá no próximo domingo, 30/01/2011, às 9h. Nos encontramos na AV. Antônio Gomes - Parque dos Anjos (esquina do posto de gasolina às 9h).
Será disponibilizado luvas emborrachadas, máscaras e sacos de lixo para os voluntários.
Para confirmar sua presença, nos contate pelo e-mail riogravatai@live.com
Após o Mutirão, enfatizaremos para todos a importância de mantermos limpas as margens do rio.
Aguardamos você voluntário, para nos ajudar!
Obrigada pela sua atenção. 

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí está situada no leste do Estado do Rio Grande do Sul, extremo sul do Brasil, e abrange parte da Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do Estado. Ocupa uma área de 2.020 km2, incluindo total ou parcialmente os municípios de Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. Em sua área de nascente, constituída em parte por vertentes íngremes com até 400 m de altitude, a ocupação é predominantemente agropastoril, inserindo-se apenas as áreas urbanas de Santo Antônio da Patrulha e Glorinha. As nascentes drenam para o Banhado Grande que apresenta grande importância ambiental, uma vez que atua como regulador de vazões, possui grande produtividade biológica e constitui refúgio ecológico de diversas espécies, algumas ameaçadas de extinção, como o jacaré-do-papo-amarelo e o cervo-do-Pantanal. A área original deste banhado, equivalente a 450 Km2, foi gradativamente reduzida pelo desenvolvimento da orizicultura, perfazendo atualmente somente 50 Km2 . Ao longo dos trechos médio e inferior do rio, localizam-se parte das áreas urbanas dos demais municípios integrantes da bacia, com altas densidades de ocupação e intensa degradação dos seus recursos naturais.
Fonte: ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental 
http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/impactos/vi-060.pdf